Tem Tatinha – A Crocante

0 arrow-down
  • Nenhum produto no carrinho.
Fazer Pagamento

Notícias & Recietas

A origem da batata..

Publicado em

Batata

A batata é um dos vegetais mais consumidos na América do Sul e do Norte. É rica em carboidratos, sais minerais, vitamina C e poucas quantidades de vitaminas do complexo B.

A batata é um tubérculo pertencente à família das Solanaceae. Surgiu nos Andes e nas Ilhas Chilenas, foi levada para a Europa no século XVI e tornou-se base da alimentação, além de ser um dos vegetais mais utilizados nas Américas do Norte e do Sul, principalmente por grandes redes de fast food. É rica em carboidratos, sais minerais, vitamina C e pequenas quantidades de vitaminas do complexo B.
A batata é originária do Peru, onde foi cultivada desde as eras imemoriais pelo povo Inca. Em razão do seu alto rendimento e sua grande capacidade de adaptação, o cultivo foi largamente espalhado pelo mundo.
A batata pode ser encontrada em uma grande variedade de cores, de cascas e de polpas.
É consumida frita, assada ou cozida, servida quente como acompanhamento à refeição principal, ou fria como acompanhamento para salada.
Quando mantida em local fresco, arejado e escuro, a batata conserva-se fora da geladeira por até duas semanas.
A batata pode ser plantada em uma grande variedade de climas. Os maiores produtores de batata no mundo são: Polônia, China, Estados Unidos, Alemanha e Índia.

Preço da Batata

Publicado em

Preço da batata chega a 150 reais a saca em São Paulo

o preço da batata foi negociado de 130 a 150 reais a saca no atacado em São Paulo. Isso se deve a falta do produto no mercado e a menor produtividade nas principais regiões fornecedoras, trazendo um bom lucro para o produtor que tem batatas disponíveis.

Esse preço para os bataticultores significa cerca de 115 reais de lucro por saca. De acordo com o Gerente da Associação de Bataticultores de Vargem Grande do Sul, Lenoir dos Santos, o valor da batata hoje remunera o produtor e da uma folga para trabalhar com mais calma e segurança.

O bom preço para a batata se deve a fatores climáticos que quebraram a produtividade em todo o país. As regiões que estão colhendo agora terão cerca de 20 a 30% de baixa na produção. Lenoir diz que hoje no Ceasa e Santa Rosa os caminhões com batata não passam de 45, enquanto normalmente o número é de 150 caminhões apenas em Santa Rosa.

Em Vargem Grande do Sul a colheita é em junho, no entanto o mês de março foi muito chuvoso e ainda em julho a oferta de batata será baixa, mas, em contrapartida, em agosto vai haver um acúmulo de colheita, não apenas no município, mas em todo o Brasil. Lenoir afirma que para tentar diminuir o volume em agosto e preencher o volume atual, os produtores poderão começar a dissecar as plantações com 75 dias. No ciclo normal a dissecação ocorre aos 90 dias. Dessa maneira, a produtividade seria menor, mas os preços poderiam se manter médios e estáveis.

 

Carne de Sol com ao Creme de Jerimum com Batata Chips

Publicado em

carne-de-sol


Carne de Sol
Ingredientes

  • 900g de contra-filé bovino
  • 40g de sal refinado

Modo de preparo

Espalhe o sal por toda a carne. Deixe desidratando na parte baixa da geladeira em uma fôrma inclinada por 4 horas, descarte sempre a salmoura que se forma. Ao final das quatro horas, salgue a carne mais uma vez nos pontos avermelhados (onde o sal não pegou da primeira vez) e retorne à geladeira por mais 24 horas para desidratar bem. Não deixe de descartar a salmoura durante o processo. Passado este período, embale a carne em saco plástico e deixe no freezer congelada por, no mínimo, 7 dias.

Para retirar o sal da carne, coloque em um recipiente com água e esfregue um pouco. Deixe por trinta minutos e troque a água (repita o processo de duas a três vezes).
Sele a carne eu uma frigideira bem quente com manteiga de garrafa. Leve ao forno para assar por 30 minutos a 220°c.

Creme de Jerimum
Ingredientes

  • 1kg de jerimum de leite
  • 200ml de caldo de galinha
  • 100ml de creme de leite fresco
  • 70g de manteiga
  • Sal

Modo de preparo

Cozinhe o jerimum juntamente com o caldo de galinha. Processe o jerimum com um mixer ou liquidificador e leve ao fogo com a manteiga e o creme de leite. Acerte o sal. Cozinhe até ficar com a consistência grossa.

Chips de Batata
Ingredientes

Cubos de coalho dourados
Ingredientes

  • 200g de queijo coalho
  • Óleo de canola para fritar

Modo de preparo

Corte os cubos de coalho com 2cm de espessura e coloque para fritar em óleo quente até que fiquem dourados. Escorra em papel para retirar o excesso de óleo.
Montagem do prato

No centro do prato coloque 200g de creme de jerimum. Por cima disponha a carne de sol com 3 cubos de coalho do lado. Finalize com o chips de batata.